Moradores do Residencial Terapêutico visitam o litoral gaúcho

Publicado em 27/01/2020 - Editado em 15/10/2024 - 10:42
A imagem mostra um grupo de pessoas de mãos dados em círculo à beira do mar
Para alguns moradores do Residencial, a viagem proporcionou pela primeira vez o contato com o mar
Crédito
Arte sob foto de Maurer Renato Souza da Silva

Sol, mar, diversão e muitos mergulhos! Assim foi a última quinta-feira, dia 23, de oito moradores do Residencial Terapêutico de Novo Hamburgo, que puderam desfrutar do litoral gaúcho por meio de uma iniciativa do Grupo Solução em Gestão (SEG), que gerencia o Residencial, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O destino da viagem, que iniciou às 07h30, foi a praia de Arroio do Sal e teve como principal objetivo oferecer aos residentes a experiência e a liberdade que o contato com o mar proporciona.

O enfermeiro chefe Robson Tworkowski, idealizador da viagem, explica que o mudar de ambiente contribui muito para o tratamento e melhora psíquica dos moradores, principalmente, para aqueles que residem em um “lar” por falta de vínculos familiares, ou até mesmo, por não ter condições financeiras.

“O momento de interação deles com o mar foi maravilhoso. Alguns contemplaram de longe, outros correram e entraram no mar e sentiram o gosto da água salgada, e outros ficaram parados olhando o horizonte”, conta o enfermeiro. “Além disso, verificamos a inclusão que oferecemos aos residentes com as demais pessoas, por terem patologia psíquica é necessário desenvolver neles o sentido de serem inseridos na sociedade”, complementa.

“Foi desenvolvida a dinâmica “de olhos fechados” ao descer do ônibus até a chegada da praia. Isto fez com que cada um pudesse sentir algo especial ao ver o mar pela primeira vez”, narra a enfermeira Daiane Fleck.

Segundo a presidente do Grupo SEG, Katucha Kailer, o projeto de levar à praia os residentes foi uma experiência ímpar, que trouxe, na prática, os benefícios que a saúde humanizada causa a todos que se envolvem no processo. “A atividade proporcionou muitos aprendizados, como respeitar os limites de cada um, a contemplação da alegria e bem-estar, além de ajuda mútua e o crescimento enquanto seres humanos”, comenta.

“A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo tem incentivado cada vez mais ações como estas, que valorizam as pessoas e humanizam os tratamentos de saúde dentro da rede municipal”, afirma o secretário de Saúde, Naasom Luciano.

Com texto de Bárbara Andressa Rodrigues dos Santos