Município lança cardápios em braile

Publicada em 13/04/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Autoridades da prefeitura e integrantes da ADEVIS durante o lançamento do Cardápio em Braile, na Fimec - Foto: Robson Nunes
Em meio aos calçados, couros e negócios presentes na FIMEC, realizada nos pavilhões da Fenac, uma nova ação de acessibilidade para deficientes visuais de Novo Hamburgo foi apresentada. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), o Sindicato de Gastronomia e Hotelaria (SindGastrhô) e a Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS), apresentou oficialmente os cardápios em braile, produzidos inicialmente para dois restaurantes do Município.

A apresentação, que ocorreu no estande de Novo Hamburgo da feira, contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann e demais envolvidos. “É com certeza um momento importante e de pioneirismo da cidade em poder proporcionar esta facilidade”, citou Tarcísio. O coordenador da CPPD, Darwin Kremer, agradeceu a todos os envolvidos. “É um grande avanço para nós, que sempre lutamos por direitos iguais e acessibilidade”, disse. Uma das beneficiadas com o cardápio será Lucimara Alves, 34, que no estande, utilizou uma máquina de escrever em braile como demonstrativo. “Para nós é muito importante esse tipo de possibilidade. Agradecemos a Prefeitura e aguardamos que mais estabelecimentos possam ter o cardápio”, citou.

Ideia pode ser ampliada

Com os primeiros cardápios em braile, a meta agora é ampliar os restaurantes que possuirão o artigo. A ideia poderá se estender ainda para hotéis da cidade. Lineu Silva Hardessen, proprietário do restaurante Mais Pastel, reconheceu os passos que a Administração está dando para tornar a cidade mais acessível. “Hoje, Novo Hamburgo é uma cidade para todos, onde qualquer pessoa com deficiência pode contribuir com a economia, sem restrições” disse Hardessen. O proprietário do restaurante O Bifão, Cesar Silva, que também é presidente do SindGastrHô, acredita que a ação tem tudo para prosperar. “Hoje em dia a inclusão é fundamental e contar com o poder público é muito importante. Agora as recepções de hotéis e outros restaurantes também deverão ingressar na iniciativa” disse.