Município planeja comitê para gerenciar erradicação da miséria

Publicada em 11/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Dentro do plano de erradicação da pobreza extrema em Novo Hamburgo, a Prefeitura está articulando junto às suas secretarias um sistema para que as ações sejam realizadas na cidade com uso dos programas sociais já desenvolvidos. Entre as medidas previstas, está a criação de um comitê gestor, envolvendo não apenas o Município, mas também a sociedade civil, que acompanhará resultados e impactos das atividades desenvolvidas no combate a miséria. A iniciativa em Novo Hamburgo se integra ao programa RS Mais Igual que, por sua vez, está ligado à ação Brasil sem Miséria, do Governo Federal.

O secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Roque Werlang, tem coordenado os encontros envolvendo demais representantes da Administração. “Queremos tornar essas ações não apenas como um programa da Prefeitura. Vamos estender isso à comunidade, fazendo com que a iniciativa seja da cidade como um todo”, explica.

Para tanto, uma série de medidas são tomadas preliminarmente à implantação do programa no Município. Primeiramente, as secretarias direcionaram suas ações sociais para cada um dos eixos do programa, divididos em transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades. Além disso, um plano será organizado para inserir famílias no Cadastro Único (CadÚnico), possibilitando com que mais cidadãos sejam beneficiados pelo Bolsa Família.