Município recebe novos Agentes Comunitários de Saúde

Publicada em 02/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Agentes de Saúde completarão as Equipes de Saúde da Família do Município - Foto: João Arnhold

Como forma de inserir e capacitar um novo grupo de Agentes Comunitários de Saúde, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) iniciou na quarta-feira, dia 1º de outubro, um evento de formação para os aprovados no último concurso público da entidade. O evento de boas-vindas contou com a participação do prefeito Luis Lauermann, da primeira-dama, Jorgia Seibel, e pelas diretoras da Instituição, Simone Zucolotto e Elisete Ramos, e ocorreu na sede do Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo.

O prefeito desejou um bom início de trabalho a todos os agentes, e destacou que eles são fundamentais para o projeto que está em desenvolvimento na área da Saúde de Novo Hamburgo. O chefe do Executivo também ressaltou a série de investimentos que estão ocorrendo na cidade. Lauermann enfatizou, de maneira especial, a inauguração recente da 10º Escola Municipal Infantil e da 9ª Unidade de Saúde da Família (USF), bem como, a assinatura do Termo de Adequação do Curso de Medicina. “O desafio na saúde é diário, mas estamos avançando e qualificando este setor”, apontou.

A diretora-presidente da FSNH, Simone Zucolotto, destacou a oportunidade que a Administração e a FSNH estão oferecendo para novos profissionais, a exemplo do que já vem ocorrendo durante a formação de servidores que já atuam na área de Saúde do Município. “Ser Agente de Saúde é uma missão e um ato de coragem que equipes do Guarani, Kroeff, Boa Saúde, Liberdade, e outras localidades, começam a encarar a partir desta caminhada de formação”, considerou.

Preparação para o trabalho

Para o agente comunitário Douglas Brendoul, 22 anos, morador da Vila Kroeff, a realização do curso de formação é importantíssimo para preparar os profissionais, que se lançam nesta atividade de caminhar diariamente e visitar os cidadãos em suas casas, na intenção de verificar as necessidades que eles apresentam na área da saúde. Também participam do processo de formação de novos agentes, as enfermeiras residentes que buscam a especialização em Atenção Básica e Saúde da Família, Alana Petroceli, do Hospital GHC de Porto Alegre e Cristiane Backes, da Feevale. Para Alana, este tipo de atividade integra quem está chegando e agrega à vida acadêmica. Já a enfermeira Cristiane qualificou o momento como fundamental. “Entendo como fundamental para minha especialização acadêmica e ainda como uma oportunidade ímpar de exercitar um planejamento estratégico para os novos trabalhos que estão sendo iniciados nesta data”, citou.