Novo Hamburgo homenageia mulheres negras da cidade
O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde o ano de 1992, foi, mais uma vez, comemorado em Novo Hamburgo. Na tarde de sexta-feira, dia 25 de julho, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial (COMPPIR), promoveu um encontro no Centro Administrativo Leopoldo Petry para lembrar a data. “Nós temos uma dívida histórica com o povo africano e, hoje, mais especificamente com a mulher de descendência afro. Essa homenagem, é uma maneira de repararmos um pouco disso”, disse o prefeito Luis Lauermann.
Conforme o coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, em Novo Hamburgo, o dia é lembrado desde 2009 com homenagens às mulheres que se destacaram na comunidade hamburguense por seu trabalho social. “Desde o início, 117 mulheres já foram contempladas com esse prêmio. A nossa intenção é tirar essas mulheres da invisibilidade, demonstrando o seu empenho em melhorar a sociedade hamburguense”, explica Tamborero. A escolha é feita a partir de indicações da comunidade, fazendo com que ao longo dos tempos, todas as mulheres dessa etnia possam receber essa premiação. A Guarda Municipal, Loreni Maria Rosa Pereira, de 56 anos, foi uma das homenageadas. “Receber esse prêmio é como se fosse um resgate histórico de todo o trabalho que fazemos na cidade de Novo Hamburgo. Desempenho diversos trabalhos sociais e me sinto gratificada por isso”, ressalta Loreni.
Palestra sobre a Saúde da Mulher Negra
Em cada uma das premiações do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, é abordado um tema de interesse público. Nessa edição, os coordenadores estaduais de Politicas Publicas de Saúde das mulheres negras, Márcio Malavolta e Patrícia Rodrigues, levantaram pontos históricos, que se refletem até hoje na nossa sociedade, demonstrando que o racismo está presente, além de informar sobre doenças relacionadas aos afrodescendentes. As médicas cubanas Wendy Brooks, Iliana Andrade e Guillermina Alejandra, do Programa Mais Médicos, participaram do encontro e falaram sobre a questão racial. A primeira-dama, Jorgia Seibel, também esteve presente no encontro.
As homenageadas
- Cristina Graça do Nascimento - Funcionaria Pública;
- Yermina Alejandra – Médica Cubana na Rede de Saúde – NH;
- Iliana Andrade – Médica Cubana na Rede de Saúde – NH;
- Neiva Barbosa – Presidente do Sindicato das Sapateiras e Sapateiros – NH;
- Maria de Lurdes da Silva (Maria do Bolo) – Lider comunitária no bairro Rondonia;
- Regina da Silva Barbosa – Moradora do bairro Santo Afonso;
- Loreni Rosa da Pereira - Guarda Municipal e líder comunitária;
- Elisandra Amaral da Rosa – Agente Comunitária;
- Dejanira Silva – Assistente Social;
- Maria Terezinha Silva dos Santos – Fundadora da Associação Atlética Rondônia e Escola Protegidos da Princesa Isabel;
- Vera Regina Flores- Integrante da Escola Protegidos da Princesa Isabel;
- Adriani Farias – Assistente Social e Militante do Movimento Negro;
- Aurea Paulina da Silva.