Novo Hamburgo inaugura sétima nova unidade de saúde

Publicada em 18/12/2012 - Atualizada em 17/10/2024
USF Guarani será a sétima nova unidade entregue à população - Foto: Ronan Dannenberg
Será inaugurada na quinta-feira, dia 20 de dezembro, a sétima nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Novo Hamburgo. A partir das 11 horas, será entregue à comunidade a USF Guarani, espaço com 298,46 metros quadrados e com investimentos de R$ 620.581,86. O novo prédio fica na Rua Demétrio Ribeiro, junto ao Centro Social Urbano, e faz parte do projeto que busca a reestruturação do sistema de saúde pública na cidade, com a abertura de novas unidades para atender a demanda dos usuários do SUS em Novo Hamburgo, entre outras medidas.

A USF Guarani substituirá a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que funciona junto ao Centro Social Urbano. Inicialmente, a equipe que atua na UBS passará a trabalhar no novo espaço. Posteriormente, ainda no primeiro semestre de 2013, serão compostas duas equipes de Saúde da Família para atender a comunidade, cada um dos grupos compostos por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários.

Ao todo, a Prefeitura projetou 13 novas USFs para serem construídas no Município. Além da Guarani, seis delas já estão em funcionamento nos bairros Rondônia, Boa Saúde, Petrópolis e três em Canudos (as unidades Mundo Novo, Morada dos Eucaliptos e Getúlio Vargas). Outras duas estão em construção no Kephas e na Vila Kroeff. As demais estão projetadas para os bairros Liberdade, São Jorge, Roselândia e na Vila Palmeira (Santo Afonso). “Estamos honrando nossos compromissos, abrindo novas unidades, implementando e ampliando a Estratégia de Saúde da Família no Município e qualificando o atendimento à população”, salienta o prefeito Tarcísio Zimmermann.

Moradora do bairro Guarani e delegada do Orçamento Participativo, Geni dos Santos, 45 anos, está ansiosa pela inauguração da nova USF. “Era algo que a comunidade precisava muito. Com certeza as pessoas terão um atendimento melhor, em um espaço maior e com mais conforto”, aponta.