Novo Hamburgo realiza seminário sobre caminhos da reforma psiquiátrica

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que será celebrado no domingo (18), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Colegiado de Saúde Mental, promoveu programação especial voltada à defesa da saúde mental e à valorização do cuidado em liberdade.
O destaque da programação foi o seminário “Caminhos da Reforma Psiquiátrica”, realizado na manhã desta quinta-feira (16), no Teatro Paschoal Carlos Magno. O encontro reuniu profissionais da saúde, usuários dos serviços de saúde mental, estudantes e autoridades locais para debater os avanços e os desafios enfrentados pela reforma psiquiátrica no Brasil.
Na abertura do evento, a secretária municipal de saúde, Betina Espindula, destacou a importância da humanização no cuidado com a saúde mental. “A saúde mental é um compromisso meu, não enquanto psicóloga, mas, enquanto pessoa. O direito de humanização, o direito de cuidado, o direito de ser quem se é, é básico. E todos nós devemos contar com ele, por nós mesmo e pelas pessoas que nos rodeiam”, afirmou.
Entre os convidados, estiveram presentes nomes de destaque na luta antimanicomial, como a psicóloga Sandra Fagundes, uma das fundadoras do Fórum Gaúcho de Saúde Mental. Em sua fala, Sandra reforçou o papel da sociedade na manutenção dos princípios da reforma psiquiátrica. “A luta antimanicomial não é uma luta apenas dos profissionais ou dos usuários dos serviços de saúde mental, mas de toda a sociedade. Precisamos garantir que o cuidado seja feito com respeito, liberdade e dignidade, sem retrocessos. A liberdade é terapêutica, e a institucionalização, quando desnecessária, é uma violência”, pontuou. Também palestraram o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Severo Garcia e o professor da Unisinos, Rafael de Oliveira.
Além do seminário, a programação contou com uma exposição artística produzida por profissionais e usuários dos serviços de saúde mental do Município, evidenciando o potencial da arte como forma de expressão, inclusão e superação do estigma.