Orson Soares promove debate “O Negro e a Comunicação”

Publicada em 17/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Eduardo Tamborero falou que as questões raciais devem ser trabalhadas com todos - Foto: Júlia Bondan
O historiador Orson Soares, filho do ator Grande Otelo, deu continuidade à série de atividades da Semana da Consciência Negra de Novo Hamburgo. Com a palestra “O Negro e a Comunicação: Insensibilidade e Estereótipos Criados”, o convidado promoveu um bate-papo bem descontraído com alunos de ensino médio do Colégio Estadual 25 de Julho, local do evento, realizado na quinta-feira, 17 de novembro. A promoção é da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR).

O palestrante trouxe para o evento temas sobre a cultura e a história negra. Mostrou os estereótipos do povo negro que são mostrados na literatura, com um exemplo da Tia Nastácia, personagem de Monteiro Lobato. Soares também falou sobre a geopolítica da África, além de abordar assuntos como capoeira, carnaval, samba, religião e hip hop. “Não estamos aqui para falar de negros, brancos ou índios. Estamos aqui para falar sobre a humanidade que se perdeu. Através da educação podemos promover uma mudança” afirmou.

O encontro ocorreu no auditório da escola e reuniu cerca de 250 alunos. O coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Eduardo Tamborero ressaltou a importância na realização de eventos como esse na busca de alternativas para a situação trazida por Soares. “Quando falamos em questões raciais, devemos ter em mente que isso não é um problema, nem uma solução. É algo que deve ser trabalhado por todos”, enfatizou.

Durante a palestra, os alunos participaram com opiniões e perguntas. Renan Cassiano, 15 anos, saiu satisfeito da atividade. “Não falta interesse dos jovens, falta entendimento. As pessoas falam sempre a mesma coisa, mas nunca explicam a importância de conhecer outras culturas”, ressaltou.

A Semana da Consciência Negra vai até o dia 21 de novembro, com a realização de palestras, seminários e atividades culturais.

Confira a programação completa:

18 de novembro – Sexta-feira

13h30 Atividade Cultural – Beat Black Extreme

14h Bate-papo: Novo Conceito de Segurança Pública com Cidadania, com recorte de Gênero e Etnia.

Palestrante: Deise Benedito – Secretaria Nacional de Direitos Humanos

Local: Base Pronasci – Avenida Buenos Aires, n° 217 – Santo Afonso

19h Atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel

Oficina: Ao Som dos Tambores

20h Roda de Pagode com o Grupo SOS

Local: Escola de Samba Portela do Sul

19 de novembro – Sábado

9h Atividades culturais na Praça do Imigrante com os Alunos das Escolas Municipais: Roda de Capoeira, Presépio Afro e Oficina de Hip Hop

15h Banda Mirim

Apresentação de Escolas de Samba: Aí Vem os Marujos, Portela do Sul, Império da São Jorge, Grupo Turma do Astral, Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel

Novo Extima

Grupo Zueira

20 de novembro – Domingo

15h Seminário sobre religiosidade

18h Cantos e Oração

18h45 Apresentação do Coral Cecune com realização de Missa Afro às 19 horas

Local: Paróquia Santo Antônio – Liberdade

21 de novembro – Quarta-feira

Marcha Estadual Zumbi dos Palmares – Porto Alegr