Parceria beneficia mobilidade de pessoas com deficiência

Publicada em 02/08/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O inspetor-chefe da Guarda Municipal, Vilson Moura (à esquerda), o Coordenador da CPPD, Darwin Kremer (ao centro) e o Presidente da ADEVIS, Ricardo Seewald, durante o encontro. - Foto: Luan Iglesias
Ajudar a travessia de pedestres que possuem deficiência visual e física em vias urbanas e multiplicar essas ações para toda a comunidade são os novos objetivos da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (CPPD). As medidas foram propostas na tarde de segunda-feira, 1° de agosto, em reunião com a Guarda Municipal (GM). O encontro contou com a presença do Coordenador da CPPD, Darwin Kremer, do presidente da Associação de Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH), Ricardo Seewald, e do inspetor-chefe da Guarda Municipal, Vilson Moura.

De acordo com Kremer, a atividade resultou em novas ações que viabilizam a mobilidade urbana e segura de pessoas com deficiência em Novo Hamburgo. “Nós queremos iniciativas práticas, implementadas no dia-a-dia, tais como saber orientar um deficiente visual na sua travessia em ruas movimentadas”, avalia. Segundo Moura, a GM está aberta a novas políticas de inclusão para que o trânsito seja viável a todos. “Nosso lema na Guarda é Protetor e Amigo, e será em cima deste lema que vamos guiar novas propostas para a trafegabilidade segura de pessoas com deficiência”, completa.

Iniciativas no trânsito

As novas medidas contemplam palestras realizadas aos guardas municipais sobre a abordagem ao deficiente, e maneiras eficazes de conscientizar pedestres e motoristas durante o trânsito de pessoas com deficiência. Juntos, a CPPD e a Guarda Municipal também planejam levar aulas de conscientização às crianças atendidas pelo Projeto Guarda na Escola.