Prefeito apresenta sistema de acolhimento nas USFs

Com o novo sistema, as pessoas não precisam chegar antes da USF abrir, sem a necessidade de formar filas de madrugada. Os usuários que chegarem às unidades serão acolhidos pelas Equipes de Saúde da Família. A partir daí que se verificará qual a demanda da pessoa e se existe a necessidade de consulta médica. “Muitos procedimentos nas unidades podem legalmente ser realizados pela equipe de enfermagem, sem precisar encaminhar o caso para uma consulta médica”, explica Tarcísio. Dessa forma, o acolhimento garante que todas as pessoas saiam atendidas e com suas demandas encaminhadas.
A medida está sendo divulgada gradativamente junto às famílias cadastradas nas nove USFs de Novo Hamburgo. Com o acolhimento, cerca de 80 mil pessoas, metade da população do SUS da cidade, serão beneficiadas.
Atendimentos especializados chegam a mais de 596 mil
Durante o bate-papo, o prefeito também mostrou números referentes a exames, consultas especializadas e cirurgias realizados por meio da Secretaria da Saúde (SMS). A previsão de investimento em um ano é de R$ 44 milhões, com mais de 596 mil procedimentos feitos em diversas áreas.
A Prefeitura ainda está encaminhado um mutirão de cirurgias eletivas, entre elas ginecológicas, traumatológicas, de varizes, de vesícula e de próstata, entre outras. O objetivo é desafogar a fila de espera para essas intervenções. O investimento será de aproximadamente R$ 3 milhões.
Como funciona o acolhimento:
1. De segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, a pessoa pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USFs) de sua região. Cada USF atende a população da sua área.
2. Não precisa chegar antes para pegar fichas.
3. Na unidade, o usuário será ACOLHIDO pela Equipe de Saúde da Família. Nesta etapa, os enfermeiros e técnicos de enfermagem avaliam a pessoa. É preenchido um questionário, perguntado os motivos que o levaram até a unidade e também verificado temperatura e pressão.
4. Nem todos que passam pelo acolhimento precisam de consulta com o médico. Tudo é avaliado em diálogo entre os profissionais.
5. As pessoas que precisam de consulta imediata são atendidas no dia. O que não for urgente ficará agendado para outra data. De qualquer forma, o paciente sai da unidade ATENDIDO e com sua demanda encaminhada.
6. Se o caso for mais grave, o paciente pode ser encaminhado para os serviços de urgência e emergência do Município (UPA, PA e Hospital Municipal).
7. Em todas as USFs, não há atendimento externo nas quartas-feiras, das 13h às 17h, devido às reuniões de equipe.
As USFs:
- USF Boa Saúde - Avenida Floresta, 600 - Telefone: 3556-1649
- USF Iguaçu - Rua dos Professores, 110 - Telefone: 3524-7856
- USF Roselândia - Rua Aquarius, 133 - Telefone: 3594-5774
- USF Kephas - Rua: Bernardo Ludwig, 196 - Telefone: 3583-1401
- USF Lomba Grande - Rua Victor Thiesen, 125 - Telefone: 3596-1543
- USF Rondônia - Rua Bahia, 450 - Telefone: 3582-9916
- USF Getúlio Vargas - Rua Bruno Werner Storck, 147 - Telefone: 3525-0680
- USF Morada dos Eucaliptos - Rua Octavio Oscar Bender, 1000 - Telefone: 3524-7341
- USF Mundo Novo - João Nunes da Silva, 33 - Telefone: 3580-1673