Prefeitura apresenta oficialmente os novos agentes da Guarda Municipal

Publicada em 12/01/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O prefeito Luis Lauermann recepcionou os novos agentes e saudou o trabalho exercido pelo órgão. - Foto: Paulo Barcelos
Após uma apresentação oficial, o efetivo da Guarda Municipal de Novo Hamburgo passou a contar com o reforço de dez novos agentes. Em uma cerimônia que reuniu, na manhã do dia 12 de janeiro, no gabinete do prefeito Luis Lauermann, o comando da corporação e da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), foram conhecidos os novos guardas municipais da cidade. O prefeito Luis Lauermann recepcionou os novos agentes e saudou o trabalho exercido pelo órgão. “Estamos felizes por vocês terem feito o concurso e de terem aceito ao chamado para o serviço público”, agradeceu. O prefeito também destacou a importância do curso preparatório que vai qualificar os novos agentes.

Na segunda-feira, 11, iniciaram os cursos de preparação para que os novos agentes da corporação possam atuar nas ruas de Novo Hamburgo. O processo de integração e capacitação faz parte da formação para os profissionais aprovados em concurso público. “A capacitação é fundamental para o exercício da função, uma vez que quem mais se expõe são justamente as pessoas que trabalham na segurança pública. E o curso será ministrado por agentes graduados da própria corporação”, salientou o prefeito. Lauermann também falou sobre os investimentos na área da segurança. “A questão da segurança pública é uma problemática que afeta várias cidades, e nós estamos trabalhando no sentido de garantir mais tranquilidade para a população hamburguense. Recentemente nossa Guarda recebeu investimentos, com novas viaturas (carros, vans e motos), unidade móvel de videomonitoramento (micro-ônibus), armamento (pistolas) e coletes a prova de balas”, apontou.

Em sua fala, o chefe do Executivo hamburguense também mencionou o fato de Novo Hamburgo ter uma das Guardas Municipais mais efetivas do Estado. “Por sua postura e atuação integrada com as demais forças policiais, a corporação foi destaque em noticiários gaúchos. Esse é um reflexo de uma decisão de governo que tomamos, onde a Guarda Municipal de Novo Hamburgo passou a atuar também nas ruas. Isso mostra o cuidado e a presença dos agentes em pontos de maior circulação de veículos e pessoas. Sempre lembrando que a responsabilidade pela segurança é do Estado, mas nós temos feito um esforço para garantir mais segurança em nossa cidade”, ressaltou.

De acordo com o secretário da SESMUR, Egon Kirchheim, o efetivo da Guarda passou de 92 para 102 agentes. “Além disso, retiramos os guardas que estavam em setores administrativos da corporação, deslocando agentes administrativos para essas funções, deixando apenas os responsáveis por setores. Com isso, colocamos esses agentes nas ruas e espaços públicos ampliando a presença da corporação nas ruas da cidade”, destacou.

Sobre a atuação da Guarda Municipal, o diretor da corporação, Marcos dos Santos, avalia que as ações integradas da Guarda Municipal com as policias Civil e Militar, e com outras Guardas Municipais de cidades vizinhas em áreas limítrofes do município, têm feito com que o trabalho realizado em Novo Hamburgo seja destaque no Estado. “Hoje passamos a contar com 102 agentes e a previsão é de que mais 20 sejam chamados, após a conclusão do concurso público que está em andamento”, comenta Santos.

O curso

O Curso de Formação de Guarda Municipal e Agente de Trânsito – 2016 possui um currículo centrado em competências, com o objetivo de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho eficaz de atividades e ações requeridas pela natureza do trabalho. Os alunos participarão de aulas, que no primeiro momento serão teóricas, e posteriormente práticas. Os novos guardas passarão por formação em diversas áreas, como ética, direitos humanos e cidadania, legislação (noções de Direito Penal), administração do trânsito, direitos trabalhistas e saúde do trabalhador, entre outras.

O curso de formação, que iniciou no dia 11 de janeiro, tem previsão de término programado para o dia 19 de março com carga horária de 600 horas/aula. Durante o curso serão trabalhadas noções de direito penal, concepção das policias e relações humanas, uso legal e progressivo da força, relações jurídicas, técnicas e procedimentos operacionais, defesa pessoal, informática e videomonitoramento, trânsito, atividades sócio-pedagógicas, história do município, comunicação e gerenciamento da informação, tecnologia não letal, armamento e tiro, gestão integrada, drogadição, primeiros socorros, combate a incêndio, instalações físicas, direitos e deveres, Gabinete de Gestão Integrada, funções e atribuições e organização municipal, sendo adaptado a realidade do município dentro da nova concepção de polícia trazida pela Lei 13.022 das Guardas.

Galeria da notícia