Prefeitura debate assistência social em Conferência

Publicada em 25/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Comunidade atendida pelo CRAS Canudos I participou da pré-conferência. - Foto: Renata Arteiro
Com o objetivo de debater com a comunidade os serviços realizados em Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promove a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro, que será destinado ao público atendido pela SDS e a funcionários da rede, ocorrerá na quarta-feira, 27 de julho, às 8h30, na sede da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), situada na Rua Pedro Adams Filho, 1974, bairro Industrial.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, os temas centrais do evento serão a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o papel e valorização dos trabalhadores da rede. “É importante discutirmos o SUAS com a comunidade, pois é um sistema que precisa mudar a sua maneira de trabalhar e a atender a população. Nada melhor do que debatermos com a comunidade essas mudanças”, destacou Jurema. A secretária apresentará o primeiro painel do evento, que tratará sobre o papel dos trabalhadores do SUAS no Município. A abertura oficial contará com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann. Durante o encontro, serão eleitos delegados que representarão Novo Hamburgo na Conferência Estadual de Assistência Social.

Pré-conferências elegeram demandas e delegados

Além dos temas centrais, diversas demandas que serão debatidas no evento municipal surgiram durante as Pré-Conferências de Assistência Social, que ocorreram no dia 22 de julho, nos sete territórios beneficiados pela SDS. Entre elas, estão as escolhidas pelos 35 moradores do bairro Canudos, que indicaram como prioridade a necessidade de mais psicólogos para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Canudos I, mais cursos de qualificação para os profissionais do SUAS e maior integração da saúde nos atendimentos do CRAS. Além de votar nas demandas, os participantes elegeram sete delegados que serão responsáveis por defender as propostas na Conferência Municipal.

Programação:

8h30 – Abertura Oficial

9h – Painel - “Consolidação do SUAS no Brasil e o papel dos trabalhadores”

9h45 – Painel - “Consolidação do SUAS no Município e o papel do trabalhador”

10h30 - Debate

11h - Apresentação do Projeto Nossa História Nosso Olhar

12h às 13h - Intervalo para almoço

13h – Grupos de Trabalho / Subtemas:

1 - Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS

2 - Reordenamento e qualificação e dos serviços socioassistenciais

3 - Fortalecimento da participação e do controle social

4 - A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil

15h – Plenária final

17h – Eleição dos delegados para Conferência Estadual de Assistência Social

18h - Encerramento