Prefeitura participa do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Publicada em 26/03/2012 - Atualizada em 17/10/2024
O governador Tarso Genro assinou a homologação do Parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que cria condições para acesso da população negra aos concursos públicos - Foto: Divulgação/PMNH
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), participou de dois atos alusivos ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. O primeiro deles ocorreu na terça-feira, dia 20, quando o governador Tarso Genro assinou a homologação do Parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que cria condições para acesso da população negra aos concursos públicos do Estado.

O parecer, elaborado pela Comissão de Direitos Humanos da PGE, orientará toda a administração pública quanto à aplicação da política de cotas raciais nos concursos públicos. É recomendada a proporcionalidade, com a fixação de percentuais proporcionais à composição étnico-racial da população, conforme Censos ou outros dados estatísticos cientificamente embasados e demonstrados.

Dando continuidade as atividades, na manhã de quarta-feira, 21, o titular da COMPPIR, Eduardo Tamborero, realizou uma palestra sobre o tema “O Negro no Brasil” em parceria com a Escola Kurt Walsen, no bairro São José. Segundo Tamborero, o conhecimento da história tem um papel fundamental na luta pela igualdade. “Estas discriminações já sofridas num passado próximo, tem servido de instrumento no combate as opressões que tem feito da nossa caminhada cada dia mais forte em busca da justiça social e étnica. Precisamos conhecer nossa história, para buscarmos a igualdade de oportunidade”, concluiu.

História

O Massacre Shaperville ocorreu no dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, quando 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército, que atiraram contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.