Prefeitura realiza palestra sobre saúde da mulher negra

Publicada em 22/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Em alusão ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), promoverá no sábado, 23 de julho, uma palestra sobre a saúde da mulher negra. O evento começa a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, bairro Centro), e será ministrado por Sandra Helena Silva, integrante da Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde. O encontro contará com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann.

Após a palestra, uma homenagem será realizada a 20 mulheres negras de Novo Hamburgo, que foram escolhidas com base na suas trajetórias e na suas histórias de vida no Município. De acordo com o coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, a iniciativa busca valorizar a mulher negra junto à comunidade. “Essas pessoas muitas vezes não são reconhecidas. A nossa ideia é mostrar que, por meio das suas histórias, elas assumem um papel significativo na sociedade”, ressalta Tamborero.

Criação da data

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana. Desde então, a data representa o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras no país, além de construir estratégias para temáticas voltadas para o enfrentamento ao preconceito, discriminação e demais desigualdades raciais e sociais.