Profissionais da saúde recebem formação para acolhimento humanizado
Mensalmente, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove as reuniões do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC). Na tarde de quarta-feira, dia 15 de junho, ocorreu mais um desses encontros no Espaço Cultural Albano Hartz, reunindo enfermeiros e coordenadores de Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Dessa vez, o tema proposto foi “O Desafio da Escuta e o processo de Acolhimento”, que tem por objetivo melhorar o funcionamento da rede de atendimento nas portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) de Novo Hamburgo.
Para o secretário da SMS, Rodrigo Pacheco de Lima, mudar o modelo tradicional de atendimento, para um mais moderno, em que tanto usuários, como funcionários tenham um acolhimento de qualidade, é algo que só se pode ser construído de maneira conjunta. “Nessas reuniões fazemos questão de contar com todos os públicos envolvidos com o tema, para assim, trocarmos experiências e sugestões e criarmos o sistema mais perto do ideal”, descreveu Lima. “No nosso último encontro tratamos do Câncer Bucal. A ideia é trabalhar sempre temas que estejam presentes no dia a dia dos nossos usuários”, completa o membro do NUMESC, Dr. Paulo Luchesi Soares.
Um curta-metragem foi exibido para os participantes, que após, realizaram uma dinâmica na qual puderam expressar o que sentiram ao assistir a produção. “Todas essas atividades contribuem para ampliarmos os nossos conhecimentos, além de percebermos que a teoria é muito diferente da prática. Tudo o que ouvimos aqui é valido”, comenta o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera, Carlos Elias Garcia Bernardo.