Protejo é lançado em clima de Festa Junina

Publicada em 20/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O coordenador do Pronasci, Mauro José da Silva, falou na cerimônia - Foto: Fernanda Kern
Ocorreu na tarde de sábado, 18 de junho, o lançamento oficial do Programa de Proteção de Jovens em Situação de Vulnerabilidade (PROTEJO) em Novo Hamburgo. A atividade aconteceu na base do Pronasci, bairro Santo Afonso, que reúne diversas ações do Território de Paz. Foi realizada uma Festa Junina e gincana, além de outras atividades artísticas e culturais. Depois do ato simbólico, os membros do Protejo participaram da Caminhada da Juventude pela Paz, que percorreu as ruas do bairro apresentando o trabalho que vem sendo realizado pelos jovens.

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou que ações como esta são importantes para a comunidade local. “O desejo da Administração é auxiliar em tudo que for possível a virar o jogo. Juntos, vamos conseguir trilhar este caminho”, afirmou. “Podemos dizer, com alegria, que no bairro Santo Afonso vários programas são referência em uma nova visão de segurança e cidadania para toda a cidade”, destacou o coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) de Novo Hamburgo, Mauro José da Silva. Para o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Roger Corrêa, o protejo é um sinal de transformação. “O Protejo é uma prova que a juventude é muito mais que marginalidade. Nós, jovens, somos importantes como agentes de transformação da realidade local”, ressaltou.

O programa

O Programa de Proteção de Jovens em Situação de Vulnerabilidade (PROTEJO) está inserido no Território de Paz. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria Executiva do Pronasci, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude (CPJuventude) e está sendo realizada há mais de dois meses. O público alvo são jovens do bairro Santo Afonso, com idades entre 15 e 24 anos. Os selecionados recebem uma bolsa auxílio de R$ 100,00 por mês. Entre as atividades propostas estão atividades de lazer, cursos e oficinas de comunicação comunitária e inclusão digital.