Quarto caso de dengue é confirmado no município

Quarto caso de dengue é confirmado no município

Publicado em 25/05/2020 - Editado em 27/05/2020
Equipe do projeto de Prevenção e Combate realizou nova vistoria no bairro Operário nesta segunda-feira
Crédito
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, confirmou nesta segunda-feira, 25, a ocorrência de mais um caso de dengue autóctone no município. Trata-se de uma mulher, de 59 anos, moradora do bairro Operário, que foi atendido na USF Operário no dia 07 de maio, com sintomas compatíveis com a doença. Foi coletado material da paciente e enviado para a análise no Laboratório Central do Estado, que testou positivo.

Na mesma data, após notificação de caso suspeito, o projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado pela parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale, executou a Pesquisa Vetorial Especial (que é a procura da presença do Aedes aegypti em área até então sem transmissão, para evitar o contágio da doença), no bairro Operário, local de residência da paciente, além de entrevista com a paciente, orientações aos moradores, tratamento mecânico (eliminando/virando os potes e outros reservatórios de água) e tratamento químico com o larvicida Pyriproxifen. Após o laudo de confirmação da doença, na tarde desta segunda-feira, foi realizada novamente a Pesquisa Vetorial Especial, como uma medida preventiva.

Ao todo já são quatro casos de dengue confirmados em 2020. Em janeiro, houve a confirmação de dois casos: de um homem de 28 anos, morador do bairro Canudos, e uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Vila Nova. Já em abril, houve a confirmação do terceiro caso, de um homem, de 22 anos, morador do bairro Operário.

Medidas de prevenção

Lembrando que a aplicação de inseticidas elimina apenas os mosquitos adultos. Por isso, o borrifamento dos químicos só é eficaz no caso de surtos ou epidemias. Para matar os mosquitos é preciso acabar com os ovos e as larvas. Caso contrário, nascerão outros mosquitos.

A população pode aproveitar o período de distanciamento social e eliminar locais com água acumulada. São medidas bem simples, mas que ajudam a prevenir várias doenças:

- Tampe os tonéis e caixa d’água

- Mantenha as calhas sempre limpas

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

- Mantenha lixeiras bem tampadas

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

- Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

- Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio