Roda de conversa abordou a primeira infância
A primeira infância é uma das fases determinantes na construção do indivíduo como agente social. Pensando nisso, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (SDS) e Educação (SMED), realizaram na sexta-feira, 24 de junho, uma roda de conversa que abordou a temática. O evento foi realizado na sede do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e contou com a presença de trabalhadores do setor bem como da comunidade.
Intitulada “Roda de conversa com o PIM e trabalhadores da Rede de cuidados da Primeira Infância”, o evento foi dividido em três mesas temáticas que versaram sobre temas como PIM: Uma Intervenção a Tempo, Relação cuidador bebê: Reflexões Psicanalíticas e Primeira Infância: Marcos constituintes, Clínica e Política. “Esse é um primeiro ensaio onde a partir dos resultados e propostas poderemos realizar outros eventos ao longo do ano”, destaca a coordenadora e psicóloga do PIM em Novo Hamburgo, Cristina Kray.
O Programa Primeira Infância Melhor surgiu em 2003 e no ano de 2006 tornou-se política pública com a Lei 12.655/06. Em Novo Hamburgo o projeto foi implantando em 2008 e conta com seis vistadores que atendem a 50 famílias, entre atendimentos individuais e em grupo. “É um programa que atua de forma preventiva frente a possíveis problemas que possam afetar a vida adulta dos indivíduos ainda em formação”, pontua o titular da SDS, Hélio Pacheco.