Saúde Mental é tema de seminário na Prefeitura

Publicada em 31/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O gerente de Saúde Mental, Leandro Dieter, palestrou sobre o processo de construção da Rede Psicossocial do Município. - Foto: Jorge Boruszewsky
Cerca de 120 profissionais da Saúde Básica de Novo Hamburgo participaram na tarde de quarta-feira, dia 30 de julho, do encontro mensal do Núcleo Municipal de Educação Continuada em Saúde Coletiva (NUMESC). O evento é coordenado pela Prefeitura, a partir da Secretaria de Saúde (SMS), e ocorreu no auditório do décimo andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. O seminário teve como tema Saúde Mental no Município, abordando os novos serviços disponibilizados nessa área que atende a rede psicossocial hamburguense.

A primeira palestra foi ministrada pelo gerente de Saúde Mental, Leandro Dieter, que explanou sobre a parceria entre a ação básica do Município, através das Unidades Básicas de Saúde e da Saúde da Família (UBS e USF), e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para Dieter, a detecção precoce de certos transtornos e o estudo do sujeito além de sua patologia, analisando o meio em que ele vive, podem facilitar o tratamento. “Estamos nos estruturando para que esse trabalho em conjunto possa servir como um dispositivo que facilite na recuperação dos pacientes”, explica.

Temas são escolhidos pelos profissionais

De acordo com a diretora de Saúde da SMS, Rosa Leães, os temas do seminário são sugeridos pelos próprios participantes. “No início do ano, começamos esse ciclo de palestras, que já abordaram diversos temas de interesse dos profissionais. O objetivo é aproximar os setores para que todos possam adquirir experiências que auxiliem no contato com o paciente”, explica. Novo Hamburgo é uma das duas cidades do Rio Grande do Sul que possui o Núcleo Municipal de Educação Continuada em Saúde Coletiva (NUMESC). O psiquiatra do CAPS Infantil Ricardo Lugon participou do seminário e aprovou a troca de informações entre os setores. “Novo Hamburgo tem uma longa história no assunto Saúde Mental é importante este debate sobre como o atendimento da saúde da família pode ajudar nestes tratamentos”, resumiu.