Secretaria de Saúde capacita servidores para serem apoiadores em Saúde Coletiva

Publicado em 03/03/2020 - Editado em 15/10/2024 - 10:38
Numesc
Crédito
Arte/PMNH

Compartilhar o protagonismo da Educação em Saúde com os trabalhadores da rede pública. Este é o objetivo da capacitação que ocorre nesta quarta-feira, dia 4, às 13h30, no Auditório do 10º andar da Prefeitura. Promovida pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), a atividade tem como público-alvo servidores previamente escolhidos pelas equipes das unidades que articularão ações com o núcleo, com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento e da assistência. “Cada unidade terá dois representantes no Numesc que auxiliarão o Núcleo em todas as atividades que ocorre no território, além de sugerir capacitações de acordo com a necessidade dos servidores do local”, explica Cler Oliveira, coordenadora do Numesc.

A iniciativa de inserir trabalhadores de maneira ativa em todas as atividades do Numesc é inédita no Estado. “O que queremos é que cada apoiador de referência nos ajude a pensar a Educação em Saúde não como uma atividade da sua unidade, mas sim, da rede de atenção municipal. Existem iniciativas de sucesso sendo desenvolvidas pelos trabalhadores de forma isolada, que podem ser replicadas as demais unidades e adaptadas para cada território”, destaca.

Além disso, os apoiadores ajudarão na organização da documentação de Educação Permanente para que se possa prestar contas dos trabalhos realizados para a comunidade e gestores do Estado e Federação.

CAPACITAÇÕES - Desde 2018, o Numesc promove encontros em loco em todas as unidades de saúde capacitando servidores desde a Atenção Básica até as unidades de média e alta complexidade como CAPS, UPA e Hospital Municipal. “A Secretaria de Saúde investe no treinamento dos servidores porque essa tecnologia traz agilidade e resolutividade nos atendimentos”. Em 2019 as capacitações nas mais diversas áreas atingiram cerca de 5.300 pessoas entre servidores técnicos, de higienização, portaria, estagiários e residentes.