Secretaria da Saúde e parceiros promovem o Dia D do Outubro Rosa no coração da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das Políticas Públicas para a Saúde das Mulheres, mais o Viva Mulher e a Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), firmam parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), o Grupo Amigas de Mãos Dadas e a Unimed Vale do Sinos para a realização do Dia D do Outubro Rosa. A programação ocorre na Praça 20 de Setembro, bem no coração da cidade, no próximo dia 20, um sábado, das 9 horas ao meio-dia.
O Ônibus da Saúde estará estacionado no local nesse período, quando será possível fazer testes rápidos (HIV/sífilis, hepatites B e C), Hemoglicoteste (HGT) para verificação dos níveis de glicose no sangue, orientações sobre saúde da mulher, nutrição e saúde bucal e aferição de pressão arterial. Haverá, ainda, a participação do Projeto Tipo Assim, com a tenda Sinta na Pele, e do Programa Saúde na Escola (PSE), juntamente a agentes multiplicadores na estratégia preventiva a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e que farão a distribuição de preservativos.
Também para o Dia D, com largada junto à Praça 20, está marcada a Caminhada das Amigas de Mãos Dadas, com início às 10 horas, em prol da causa social da prevenção ao câncer de mama.
Um laço de solidariedade pelo controle do câncer de mama
Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e à descoberta precoce do câncer de mama. A campanha, conhecida como Outubro Rosa e datada da década de 1990, é movida pela ideia de se compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero. O movimento promove a conscientização sobre ambas as doenças. Dessa forma, com fatos e dizendo não a fake news, melhora-se o conhecimento e o acesso aos serviços de diagnóstico, de modo a garantir a redução nos índices de mortalidade.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz da patologia. Quando identificada cedo pode ser tratada, de maneira a impedir que o tumor se expanda e alcance outros órgãos.
“O câncer de mama pode ser detectado nas fases iniciais, aumentando assim as chances de tratamento e cura”, ressalta a coordenadora de Políticas Públicas para a Saúde das Mulheres, vinculada à SMS, a enfermeira Roberta Frank. Os primeiros alertas costumam ser dados durante o autoexame dos seios.
Confira, a seguir, quais são os principais sinais e sintomas*:
-
Caroço (nódulo), geralmente indolor
-
Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
-
Surgimento de alterações no bico do peito ou saída espontânea de líquido em um dos mamilos
-
Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)
* Fonte: Ministério da Saúde