SMS promove ação pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Linha de apoio
Capacitação e lançamento de nota técnica sobre o tema serão apresentados pela pasta em 21 de março
Publicado em 07/03/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:37
Laço que simboliza a Síndrome de Down nas cores azul e amarelo, com o escrito ao lado 21 de março, dia Dia Internacional da Síndrome de Down
Crédito
Arte/PMNH

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down em Novo Hamburgo, em 21 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das Políticas de Saúde da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente e da Mulher, promove uma capacitação com direito a certificação aos participantes sobre a Linha de Cuidado à Saúde da Criança com Síndrome de Down.

“A linha de cuidado é resultado de um trabalho conjunto entre o poder público e a Associação dos Familiares e Amigos do Down 21 (AFAD-21)”, observa a coordenadora da Política de Saúde da Pessoa com Deficiência, Cler Oliveira. “E funciona de forma a unir os serviços, de maneira contínua, em prol da qualidade de vida dessas crianças.”

O público-alvo do encontro são servidores das unidades de saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município, além de profissionais de entidades de cuidado à pessoa com deficiência, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, mais os profissionais que atuam diretamente nas maternidades e na UTI Neonatal da cidade.

A ação municipal ocorrerá na Casa das Artes, antiga Semec II, localizada na Avenida Primeiro de Março, no Centro. O credenciamento ocorre às 13h30. Inscrições (formulário abaixo) devem ser realizadas até 15 de março.

De acordo com o médico neonatologista Paulo Sérgio da Silva Mário, integrante da Política de Saúde da Criança e do Adolescente, o objetivo de se trabalhar com o tema da síndrome de Down com os profissionais é melhorar o acolhimento às famílias de recém-nascidos. “Buscamos esclarecer às equipes sobre as capacidades e potencialidades dessas crianças, no decorrer de seu desenvolvimento, desde que devidamente acolhidas, amadas e estimuladas”, completa.

Também no dia 21, a SMS irá lançar a nota técnica 01/2019, que sugere diretrizes aos neonatologistas e pediatras das maternidades de Novo Hamburgo. O encaminhamento será no sentido de que seja solicitado, logo no nascimento do bebê com Síndrome de Down, o exame chamado de cariótipo que garante parte dos direitos sociais a essas crianças, conforme critérios da legislação nacional.

O evento Linha de Cuidado da Criança com Síndrome de Down é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da AFAD-21 e Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc).

Agende-se

O quê: Capacitação “Linha de Cuidado da Criança com Síndrome de Down”

Quando: Quinta-feira, 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down, com credenciamento às 13h30

Onde: Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, em frente ao Paradão, no Centro)