Torneio de futsal integra participantes do Projovem Adolescente

Publicada em 26/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Cristiane Saldanha, 12 anos, estava confiante de que seu time estava preparado para a competição - Foto: Marcella Trindade
Com o objetivo de incentivar a relação e integração entre jovens e adolescentes de Novo Hamburgo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente) promoveu na quinta-feira, dia 25 de julho, um campeonato de futsal entre os participantes do programa. A atividade, que aconteceu no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, no bairro Rincão, reuniu cerca de 200 jovens.

Representando o prefeito Luis Lauermann no evento, o secretário Especial de Gabinete, Egon Kirchheim, disse que o principal objetivo da atividade é fortalecer laços. “Queremos que haja uma integração entre cada um de vocês. Queremos que daqui, vocês possam levar aprendizado para suas vidas, casas e famílias. Que seja um dia de vitória e muito aprendizado”, ressaltou. O secretário de Desenvolvimento Social do Município, Hélio Pacheco, falou sobre a importância do trabalho em equipe. “Desejo que este momento de diversão, tão esperado por todos vocês, seja de muita alegria. Hoje vocês estão aqui para praticar o futebol, um esporte em equipe, coletivo, do qual podemos tirar muitas coisas boas para a vida. Aprendemos que nem sempre o melhor jogador é uma garantia de vitória, e sim, o trabalho coletivo. O gol da vitória começa fora do campo”, disse.

Ao todo, 12 entidades estiveram presentes no torneio, que contou com equipes masculinas e femininas divididas em duas categorias, para jovens com idades entre 11 e 13 anos e entre 14 e 17 anos. Além de Centros e Unidades de Referência de Assistência Social (CRAS e URAS) do Município, foram representadas a Organização Não Governamental (ONG) Ação Encontro, a Casa Lar dos Meninos, a Horta Comunitária Joanna de Ângelis e a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi).

Estudante da EMEF Francisca F. P. Saile, a jovem Cristiane Saldanha, 12 anos, estava confiante de que seu time faria uma boa partida no futsal. “Eu e minhas amigas sempre jogamos futebol na escola. Estamos treinando a cerca de um mês para jogarmos na competição. Vamos fazer a nossa parte, esperamos ganhar, mas se perdermos, tudo bem, faz parte do jogo”, explica.

Primeiros colocados:

Feminino – de 11 a 13 anos

1º lugar – URAS Roselândia

2º lugar – URAS Amigo da Criança

3º lugar – CRAS Kephas/Horta Comunitária Joanna de Ângelis

Feminino – de 14 a 17 anos

1º lugar – ONG Ação Encontro/Abefi

2º lugar – Horta Comunitária Joanna de Ângelis

3º lugar – URAS Amigo da Criança

Masculino – de 11 a 13 anos

1º lugar – Casa Lar dos Meninos

2º lugar – URAS Monteiro Lobato

3º lugar – URAS Roselândia

Masculino – de 14 a 17 anos

1º lugar – URAS Bem Viver

2º lugar – Abefi

3º lugar – URAS Roselândia