Vídeo sobre o trabalho do Catavida é exibido em evento

Publicada em 30/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O vídeo institucional tem a duração de cerca de cinco minutos - Foto: Jorge Boruszewsky

Apresentar o histórico, a estrutura e a importância do Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, Catavida. Essa é a função do vídeo institucional, exibido na manhã de quinta-feira, 29 de setembro. O evento ocorreu na Unidade de Reciclagem do bairro Roselândia, sendo visto em primeira mão aos membros das cooperativas Coolabore e Univale, geridas pelo Catavida. O Catavida é administrado pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Meio Ambiente (SEMAM) e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). Estiveram presentes, prestigiando a exibição do vídeo institucional, membros dessas secretarias.

Para o prefeito em exercício, Roque Serpa, o trabalho dignifica o homem. “Esse serviço honroso desempenhado pelos membros do Catavida, e que está sendo exibido hoje, demonstra o quanto o Programa já evoluiu”, destaca Serpa. “Sou professora, e imagino meus alunos assistindo a essa produção, que ao mesmo tempo que conscientiza sobre a importância da coleta seletiva, valoriza o trabalho dos catadores e catadoras”, completou a primeira-dama, Jorgia Seibel, durante o discurso de abertura da atividade. O vídeo tem a duração de cerca de cinco minutos e será disponibilizado para escolas e secretarias, nas redes sociais e demais espaços que quiserem adquirir o material junto a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

O secretário da SDS, Hélio Pacheco, lembrou dos primórdios do Programa, em 2010, que surgiu para dar mais dignidade aos catadores. No vídeo, um resumo da história é apresentado aos expectadores, passando desde a rotina dos 300 catadores, até os diversos prêmios conquistados. “Nossa intenção é mostrar como esse Programa premiadíssimo é importante para a cidade, assim como a colaboração da população é importante para os catadores. Pois, quanto mais material puder ser reciclado, uma vez que ele foi descartado de maneira correta, mais renda esses trabalhadores terão”, explicou o secretário. “Já renovamos o contrato com as cooperativas por mais doze meses neste ano. A nossa vontade é manter o serviço por muito mais tempo, estendendo a coleta seletiva nos bairros”, complementou o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Danilo Oliveira.

Galeria da notícia