Viva Mulher recebe comitiva de Montenegro
Para a coordenadora do CMulher, Cida Braga, o reconhecimento de administrações de outros municípios faz com que o trabalho de todos os envolvidos na coordenaria seja valorizado. “É gratificante receber esse reconhecimento. Isso mostra que estamos no caminho certo”, pontua Cida. “Queremos implantar políticas públicas específicas para mulheres em nosso Município e Novo Hamburgo é uma referência estadual”, destaca o vereador de Montenegro, Marcos Gehler, que veio acompanhado da secretária de saúde da cidade, Ana Maria Rodrigues. “Esse momento é muito importante, Novo Hamburgo está de parabéns pelo serviço e atendimento prestado às mulheres hamburguenses”, completa Ana.
Os visitantes também conheceram projetos realizados pelo Viva Mulher, como a ação “Nem tão doce Lar”. O projeto, realizado por assistentes sociais, busca retratar em um ambiente cenas do cotidiano doméstico que podem se caracterizar como violência contra a mulher.
Viva Mulher
O Centro de Referência e Atendimento Viva Mulher é um serviço especializado e multidisciplinar para tratar situações de violência contra a mulher. Desde que a Prefeitura criou a rede de amparo às mulheres em Novo Hamburgo, em março de 2011, até fevereiro deste ano, o Viva Mulher realizou 1416 atendimentos, uma média de 25 novos casos por mês. O espaço oferece acolhimento, atendimento nas áreas da psicologia e serviço social e assistência jurídica. O Centro conta com atendimento da Defensoria Comunitária Municipal para a área jurídica cível e família, e do Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher da Universidade Feevale, para a área criminal.