Quarta assembleia do OP reuniu comunidades do Kephas, Diehl e Redentora

Publicada em 15/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A copeira, Denise Teresa dos Santos, com seu filho Maurício Daniel dos Santos Ferreira, participou da votação. - Foto: Carol Santos
A quarta assembleia regional do ciclo 2013 do Orçamento Participativo (OP) de Novo Hamburgo ocorreu na tarde do dia 13 de julho e foi marcada pela mobilização da comunidade da região 7, que abrange os bairros Kephas, Redentora e Diehl. O OP é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG). A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel recebeu 170 pessoas da comunidade, que de forma democrática, ajudaram a escolher através do voto as principais demandas da região e da cidade, além de escolher os delegados que fiscalizarão todo o processo de estudo e execução das obras.

Antes do início da votação das demandas, o prefeito Luis Lauermann realizou uma prestação de contas das obras realizadas pela Administração. De acordo com Lauermann, é importante a participação da população na escolha do que deve ser feito na cidade. “O OP é um dos melhores instrumentos de decisão sobre as melhorias que devem ser feitas na cidade. É também, a oportunidade de fazer o que os movimentos que aconteceram recentemente mais pediam, dar a oportunidade de uma maior participação da população nas decisões”, destacou Lauermann.

Conforme o diretor de relações institucionais da SGG, Alex Rönnau, o OP é um importante elo entre comunidade e Poder Executivo. “Através das assembleias do OP, as pessoas podem ajudar a Prefeitura na realização de obras conforme a realidade de cada local”, observa. A moradora do Kephas, Denise Teresa dos Santos, 32 anos, destaca a importância de participar. “É importante a gente participar das decisões que vão melhorar o nosso bairro, pois só quem mora nas localidades sabe das necessidades existentes no local. Esse é o momento de nos unirmos para conseguir aquilo que está nos fazendo falta”, relatou.

Resultado da votação

Demandas gerais

1º Lugar – Educação – Construção de Sede para o Atelier Livre (Escola Municipal de Artes)

2º Lugar – Saneamento e Meio Ambiente – Instalação de Usina de Compostagem

3º Lugar – Desenvolvimento Social – Estruturação e manutenção dos espaços físicos dos Centros de Referência em Atendimento Social (CRAS) e Unidades de Referência em Atendimento Social (URAS), consolidando a Política Pública de Assistência Social no Município

Demandas locais

1º Lugar – Educação – Construção de muro ao redor da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Arco-íris e construção de área coberta.

2º Lugar – Habitação – Recurso para levantamento e projetos para regularização fundiária do Kephas.

3º Lugar – Esporte e Lazer – Reforma do Campo de Futebol do Kephas, com iluminação e vestiário.

Próximas assembleias

Dia 30 de julho, terça-feira, 19 horas

Região 6 – Boa Saúde, Rincão, Petrópolis e Primavera

Local: Ginásio do Roni. Avenida Presidente Lucena, 2546, Bairro Boa Saúde

Dia 1º de agosto, quinta-feira, 19 horas

Região 8 – Guarani, Operário, Vila Nova, Alpes do Vale e Rincão Leste

Local: Sociedade de Cantores Palestrina. Avenida General Daltro Filho, 110, bairro Vila Nova