Educação foi prioridade na Assembleia do Orçamento Participativo da Região 1

Publicada em 07/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Silvio Pedro Míssio, 50 anos, estava contente em participar pela primeira vez de uma reunião do Orçamento Participativo - Foto: Marcella Trindade
Para promover a participação popular nos investimentos do Município, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo (SGG), está realizando Assembleias do Orçamento Participativo (OP) em diferentes regiões da cidade. Na terça-feira, 6 de agosto, foi a vez da comunidade de Canudos Leste participar da reunião, que aconteceu na Casa de Cultura e Cidadania, e ajudar a definir os investimentos da cidade.

Na ocasião, os credenciados tiveram a oportunidade de escolher as demandas gerais e locais que consideram prioritárias. A educação teve destaque sendo escolhida em primeiro lugar nas duas demandas. Para o prefeito Luis Lauermann, a participação da comunidade no evento é essencial para as decisões relacionadas ao futuro do Município. “Diferente da maioria das cidades, aqui em Novo Hamburgo, a população decide a aplicação do dinheiro público. É a comunidade exercendo o direito de decidir os investimento do Município. Isso é aprofundar a democracia”, destacou Lauermann.

O secretário da SGG, Fufa Azevedo, aproveitou o momento para agradecer a presença de todos no evento e ressaltar que a assembleia é o momento em que as pessoas podem trazer suas demandas e apresentar suas necessidades para a comunidade e para a Administração. ”Quem, algum dia, imaginou que o poder estaria nas mãos da comunidade? A assembleia do OP é uma ótima oportunidade para exercermos a democracia. São vocês que tomam as decisões para o futuro da cidade. Fico muito feliz que todos estejam se mobilizando para participar das reuniões afinal, no OP, todos saem ganhando”, afirmou.

Comunidade presente

Presente no evento, Silvio Pedro Míssio, 50 anos, estava contente em participar pela primeira vez de uma reunião do Orçamento Participativo e destaca que “esta é uma ótima oportunidade para pedirmos melhorias para a nossa cidade. Precisamos de algumas mudanças e acho que este é o momento para pedirmos. Estou feliz com a oportunidade”.

Além dos 315 credenciados que votaram e escolheram as demandas gerais e locais para a cidade e região, foram escolhidos 31 delegados, que a partir de agora, passam a acompanhar as demandas escolhidas junto da Prefeitura.

Próximas reuniões

Na quinta-feira, 8 de agosto, a Região 3 promoverá a reunião do Orçamento Participativo. A comunidade do bairro Rondônia poderá votar suas demandas, a partir das 19 horas, no Ginásio da Associação da Brigada Militar (Rua Dr. Karl Wilhelm Schinke esquina com Rua Germano Fehse). Já no sábado, 10, é a vez da comunidade da Região 9 receber o OP. A reunião acontece a partir das 14 horas, no Colégio Marista Pio XII (Av. Nicolau Becker, 182, Centro) e contempla os bairros Centro, Boa Vista, Rio Branco, Vila Rosa, Hamburgo Velho e Jardim Mauá. A agenda completa das reuniões pode ser conferida no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.

Resultados da Região 1

- Demandas Gerais:

1º Lugar: Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal.

2º Lugar: Saneamento e Meio Ambiente – Instalação de Usina de Compostagem

3º Lugar: Instalação de Centro de Imagem (para exames de imagem como ultrassons, raio x, tomografia, entre outros).

- Demandas Locais:

1º Lugar: Educação – Aquisição de um terrenos com ampliação de duas salas para EMEI Irmã Valéria.

2º Lugar: Desenvolvimento Social – Criação ou extensão do CRAS na Morada dos Eucaliptos.

3º Lugar: Esporte e Lazer – Construção de Ginásio Poliesportivo no campinho da rua Servilha.