Reciclagem tecnológica é tema de oficina

Computadores que não estão mais funcionando e peças inutilizadas foram matéria-prima para a Oficina de MetaReciclagem promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), que teve início na manhã de quarta-feira, dia 14 de março. A atividade reuniu participantes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e monitores dos Telecentros da cidade. As aulas seguem até sexta-feira, dia 16, na Base Pronasci, que fica na Avenida Buenos Aires, 217, no bairro Santo Afonso.
O objetivo da oficina é trabalhar questões relativas à MetaReciclagem, que propõe o desenvolvimento de ações de apropriação e desconstrução de tecnologia como forma de transformação social. A proposta é que os participantes utilizem os componentes dos computadores para a produção de peças artísticas e até geradores de energia e brinquedos. De acordo com o oficineiro Glauco Paiva, cada pessoa escolhe os itens e a forma de trabalho. “É uma cultura reversa, de vermos o que tem por dentro das máquinas e produzir objetos diferentes”, explicou.
Mesmo participando de cursos de informática, a estudante Cintia Teixeira Nunes, 15 anos, nunca tinha visto de perto as peças que compõe o computador. Usando uma chave de fenda e as dicas de Paiva ela desmontou um pedaço da máquina e encontrou fios coloridos que pretende transformar pulseiras. “Achei muito interessante ver o computador por dentro e fomos nós mesmos que desmontamos”, disse.