Município é destaque no prêmio Prefeito Empreendedor

Publicada em 03/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann, ao centro, juntamente com outros chefes de governo, recebeu o selo de Prefeitura Empreendedora - Foto: Robson Nunes
Reconhecer o trabalho dos prefeitos com base no incentivo aos pequenos negócios. Esse foi o objetivo do 7º Prêmio Prefeito Empreendedor – Loureiro da Silva, organizado pelo Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que agraciou as melhores iniciativas na área em todo o Rio Grande do Sul. E foi por este tipo de trabalho que a prefeitura de Novo Hamburgo foi reconhecida, ganhando o terceiro lugar na categoria Melhor Projeto, e também o selo Prefeitura Empreendedora. A primeira colocada foi a cidade de Farroupilha, seguida de Canoas. O quarto lugar ficou com a cidade de Pinhal. Além disso, outras seis cidades receberam prêmios temáticos.

O prefeito Tarcísio Zimmermann recebeu o prêmio juntamente com o diretor de Apoio à Microempresa e Economia Solidária, Ênio Brizola, e o gerente de Apoio à Microempresa, Márcio Pierotto Alves, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). “Para nós é um grande orgulho ter esse reconhecimento, pois valoriza e mostra o trabalho que está sendo desenvolvido”, destacou Tarcísio após receber a premiação. Ao todo, 27 cidades disputavam o prêmio de Melhor Projeto e outras 32 também receberam o selo Prefeitura Empreendedora.

Ações reconhecidas

Conforme Márcio Pierotto Alves, o projeto de Novo Hamburgo contemplou nove iniciativas distintas, agrupadas dentro do objetivo de incentivar micro e pequenas empresas. Entre essas iniciativas estão a criação da Lei da Microempresa, a regularização de Empreendedores Individuais, incentivo a Economia Solidária, programas de créditos facilitados, programa de qualificação de mão de obra (cursos de capacitação), feiras nos bairros, estande da Capital Nacional do Calçado em feiras reconhecidas mundialmente, a criação do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) e a Hamburgtec e o Plano de Desenvolvimento Econômico Local (PEDEL). Conforme Brizola, após todas essas ações, Novo Hamburgo hoje possui 3.500 empreendedores individuais, e tem mais de R$ 1,1 milhão de crédito contratado para alavancar novos empreendimentos. “Estamos fazendo um grande esforço para melhorar o ambiente para pequenas e microempresas, incentivando cada vez mais a criação de postos de trabalho na cidade”, declarou.