Comissão cubana visita obras realizadas pelo Orçamento Participativo

Publicada em 21/08/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Na USF Mundo Novo, o grupo encontrou a médica cubana Edamis Montejo - Foto: Fernanda A. Seger
Na quinta-feira, 21 de agosto, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), oportunizou uma visita guiada em obras concretizadas pelo Orçamento Participativo (OP) no Município. O evento serviu para mostrar as boas experiências da ferramenta de participação popular para três representantes da Oficina del Historiador de la Ciudad de La Habana, de Cuba. Novo Hamburgo foi a cidade escolhida para este exemplo por ser referência no assunto, sendo indicada pelo Governo do Estado.

Acompanhadas pelos secretários da Fazenda, Roque Werlang, e Geral de Governo, Fufa Azevedo, as diretoras da entidade Ada Fernandez Pulido, Johana Aedor Gutierrez e a socióloga Maidolys Iglesias Pérez passaram pela Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Sérgio Gusmão, no bairro Jardim Mauá, pela Fábrica da Cidadania e pela Unidade de Saúde da Família (USF) Mundo Novo. “Todas essas obras foram conquistas de diferentes ciclos do OP, ou seja, tiveram a participação direta da comunidade”, destacou Werlang.

Segundo Johana, a entidade está implantando um sistema semelhante em seu país. “Assim buscamos conhecer as necessidades dos moradores do centro histórico na capital cubana. Ao conhecer o sistema do OP, queremos melhorar o nosso”, afirmou. As representantes ficaram em Novo Hamburgo por três dias, recebendo as noções teóricas, práticas e financeiras do OP. “É sempre muito bom ter este tipo de interação. Isso reforça que estamos no caminho certo, pois muitas cidades já nos visitaram para saber como funciona o OP do nosso Município”, completou Fufa.