IPTU Digital

IPTU Digital

O IPTU Digital é uma substituição do IPTU em carnê físico. Visa modernizar a administração tributária e reduzir gastos, além de proporcionar um acesso mais rápido aos carnês, sem risco de extravios ou atrasos. Com o IPTU digital, os gastos para a impressão e transporte das guias físicas são economizados. Economia e respeito ao meio ambiente!

Aderindo ao IPTU Digital, o contribuinte NÃO receberá mais o carnê físico (impresso em papel). Receberá no primeiro dia útil do ano,  via e-mail, um link para emissão dos boletos.

O contribuinte poderá acessar o IPTU pelo celular ou pelo computador, imprimir o boleto ou já efetuar o pagamento pela tela mesmo, com o código de barras.

Para aderir ao IPTU Digital, acessar o Autoatendimento do Portal do Cidadão, opção “Solicitação Carnê IPTU Digital”.

Para receber o carnê do IPTU de forma digital no próximo ano, o contribuinte deve aderir ao IPTU Digital até o dia 30 de novembro do ano anterior ao lançamento.

Primeiro acesso no Autoatendimento do Portal do Cidadão?

Caso ainda não possua cadastro no site, siga estes passos para receber seu acesso

(IMPORTANTE: este cadastro também dá acesso aos demais serviços do portal, como abertura de protocolos, solicitações, dentre outras)

Primeiramente, acesse o Portal de Autoatendimento, na opção Solicitação Carnê IPTU Digital.

Na opção Solicitação de Acesso, selecione Acessar.
Marque a caixa Não sou um robô
Na lista de Finalidade, selecione Serviços do Portal do Cidadão.
Preencha os dados corretamente e clique no botão Confirmar.

Pronto!

O solicitante irá receber na sua caixa de entrada um e-mail, com um link no qual deverá clicar para confirmar o pedido de acesso. Somente após clicar nesse link, que o pedido de acesso poderá ser validado por um funcionário da Prefeitura. Assim que o acesso ficar disponível, é enviada uma mensagem para o e-mail informado no cadastro.

Observações
  • A solicitação do IPTU Digital só precisa ser feita uma vez e valerá para os exercícios seguintes.

  • Se já tiver solicitado o IPTU Digital e necessite alterar o endereço de e-mail, solicitar novamente o IPTU Digital na opção “Solicitação Carnê IPTU Digital”. O e-mail anterior será substituído pelo novo.

  • Se já tiver solicitado o IPTU Digital e necessite cancelar para que não receba mais o carnê de IPTU do imóvel (por exemplo, caso já tenha vendido o imóvel), enviar e-mail para dti@novohamburgo.rs.gov.br. Será enviado um retorno do setor responsável, via e-mail.

  • Caso o contribuinte ainda não tenha aderido ao IPTU Digital e necessite alterar o endereço de entrega do carnê de IPTU (físico), deve solicitar a alteração até o dia 30 de novembro do ano anterior. Para verificar o procedimento de alteração de endereço, acesse a Carta de Serviços ao Cidadão - “Alteração de Endereço de Entrega do Carnê de IPTU”.