Assembleia do OP recebeu moradores da região 6

Publicada em 31/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Evandra de Matos, coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, participou pelo terceiro ano seguido das assembleias - Foto: Marcella Trindade
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo (SGG), promoveu na terça-feira, 31 de julho, a quinta assembleia do Orçamento Participativo 2013. O evento aconteceu no Ginásio do Roni (Av. Presidente Lucena, 2546, Boa Saúde), na região 6, que contempla os bairros Boa Saúde, Rincão e Petrópolis.

Presente no evento, o prefeito Luis Lauermann ressaltou a importância de realizar, a cada reunião do OP, um prestação de contas à comunidade. “Nós estamos aqui porque queremos e vamos continuar construindo as melhorias que toda a comunidade deseja. É o povo que participa do OP, que decide onde o dinheiro do Município será aplicado. Participar destas decisões é democracia, é direito de cada cidadão aqui presente”, destacou Lauermann.

Já para o secretário da SGG, Fufa Azevedo, através do Orçamento Participativo, o poder está nas mãos da comunidade. “A maior virtude das assembleias do OP, é que no final da noite, ninguém perde, pois as melhorias votadas aqui, são para todos. São decisões que ao final do ano, farão a nossa cidade melhor”, ressalta Fufa.

Comunidade presente

Pelo terceiro ano consecutivo, Evandra de Matos, coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, acompanhou a votação do Orçamento Participativo na sua região. No entanto, esta foi a primeira vez que ela apoiou as demais escolas do bairro. “Viemos para fazer parceria com as escolas vizinhas. Nas duas reuniões anteriores nossa escola foi contemplada, e agora, é a vez de ajudarmos as outras. O OP é um processo democrático, estamos aprendendo a caminhar com a Administração”, afirmou.

Durante o evento, os 278 credenciados votaram e escolheram as demandas gerais e locais para a cidade e região. Além disso, foram escolhidos 27 delegados, que a partir de agora, passam a acompanhar as demandas escolhidas junto da Prefeitura.

Resultados:

Demandas Gerais:

1º Lugar: Saúde – Instalação de Centro de Imagem (para exames como ultrassons, raio x, tomografia, entre outros).

2º Lugar: Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal.

3º Lugar: Desenvolvimento Econômico: Distrito Industrial.

Demandas Locais:

1º Lugar: Habitação – Regularização fundiária da Ocupação da Presidente Lucena.

2º Lugar: Saúde – Uma nova USF no bairro Boa Saúde.

3º Lugar: Educação - Reforma e ampliação do refeitório da EMEF Benfica Filho.

Próximas reuniões:

Na quinta-feira, dia 1º de agosto, às 19 horas, é a vez da Região 8, composta pelos bairros Guarani, Operário, Vila Nova e Alpes do Vale, receber a sua assembleia. O encontro ocorre na Sociedade de Cantores Palestrina (Av. General Daltro Filho, 110, Vila Nova). Já no sábado, 3 de agosto, às 14 horas, é a comunidade da Região 10, de Lomba Grande, que recebe o Orçamento Participativo. O evento acontece na Comunidade Católica São José (Rua João Aloysio Allgayer, 1311, Lomba Grande) A agenda completa das reuniões pode ser conferida no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.