Assembleia do OP reuniu comunidades do Guarani, Operário, Vila Nova e Alpes do Vale

Publicada em 02/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O secretário da SGG, Fufa Azevedo, explicou como funciona o OP - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), promoveu na quinta-feira, 1º de agosto, a sexta assembleia do Orçamento Participativo 2013. O evento aconteceu na Sociedade de Cantores Palestrina, na Região 8, que contempla os bairros Guarani, Operário, Vila Nova e Alpes do Vale. Além de escolher as principais demandas do local, os participantes do encontro também escolheram os delegados da região, que ficarão responsáveis por acompanhar o andamento das prioridades escolhidas junto da Prefeitura.

Presente ao evento, o prefeito Luis Lauermann realizou uma prestação de contas à comunidade. Lauermann destacou a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Guarani. “Com participação popular estamos construindo uma cidade com mais oportunidades para todos”, ressaltou. Conforme o secretário da SGG, Fufa Azevedo, o OP oferece um importante espaço de democracia e participação popular. “Através do OP a população não apenas pede, mas decide as demandas prioritárias para sua região”, explicou.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Profª Zozina Soares de Oliveira, Miriam Mallmann Prates, falou das obras de ampliação da escola. A obra foi conquistada pela comunidade por meio do OP. “O prédio precisava ser adaptado para atender crianças menores. As mudanças resultarão em mais segurança e conforto aos alunos e ainda propiciarão às professoras organizarem atividades no pátio, até mesmo em dias de chuva”, explicou a diretora. A instituição atende atualmente a 79 crianças de 2 a 4 anos, sendo 60 em turno integral. Durante o evento, os 258 credenciados votaram e escolheram as demandas gerais e locais para a cidade e região. Além disso, foram escolhidos 26 delegados, que a partir de agora, passam a acompanhar as demandas escolhidas junto da Prefeitura.

Resultados da votação

Demandas Gerais

1º Lugar – Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal.

2º Lugar – Saúde – Instalações de centro de Imagem (para exames de imagem como ultrassons, raio X, tomografia, entre outros).

3º Lugar – Cultura – Recuperação da SEMEC II.

Demandas Locais

1º Lugar – Educação – Reforma e ampliação da área coberta da EMEI Pequeno Polegar.

2º Lugar – Pavimentação – Pavimentação das Ruas Henrique Eltz Neto e final da Rua Arlindo Pasqualini.

3º Lugar – Cultura – Reforma do prédio anexo da EMEF São João para o Projeto Ponto de Cultura.

Lomba Grande recebe assembleia neste sábado

A próxima região de Novo Hamburgo que vai poder participar diretamente dos investimentos na cidade é Lomba Grande. O bairro rural constitui a região 10 do Orçamento Participativo (OP), e vota no sábado, dia 3 de agosto, as suas prioridades. A assembleia ocorre na Comunidade Católica São José (Rua João Aloysio Allgayer, 1311), a partir das 14 horas. Todos os moradores estão convidados. A agenda completa das reuniões do OP pode ser conferida no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.