Aulas de história em praça pública emocionaram hamburguenses

Publicada em 12/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Personalidades da cidade participaram de um bate-papo em praça pública. - Foto: Júlia Bondan
A última sessão do filme “Novo Hamburgo, Velhos Tempos”, emocionou o público presente na Praça do Imigrante, na quinta-feira, 12 de abril. Imagens da década de 20, quando a cidade foi emancipada, mostraram como eram os passeios de domingo, as ruas e os prédios da época. Além da sessão de cinema ao ar livre, foi realizada a última aula temática sobre o Município, que contou com a presença de grandes personalidades, como a historiadora Magna Lima Magalhães, a professora Ida Helena Thoen e o artista plástico Marciano Schmitz. Alunos das escolas de ensino médio da cidade prestigiaram o evento, assim como demais cidadãos. O bate-papo contou com a participação direta dos expectadores, com perguntas e comentários, e foi mediado pela professora Roswithia Weber.

Foram abordados temas como a cultura e o lazer, onde os convidados puderam falar sobre suas próprias experiências e estudos, e também sobre os movimentos artísticos do Município e a vida social de antigamente. Na plateia a senhora Idia Drumm, 77 anos, emocionou-se ao lembrar dos domingos nas praças da cidade. “Todos vestiam as melhores roupas e vinham para a praça conversar com os amigos, aproveitar o dia”, disse. “É muito importante que as crianças participem de programas assim, como essa aula, pois eles precisam saber como os avós e bisavós viviam”, completou.

Exposição segue até dia 15

As aulas temáticas de Novo Hamburgo encerraram, mas a comunidade ainda pode prestigiar a exposição “Novo Hamburgo, Velhos Tempos”, que segue até domingo, dia 15 de abril, nos horários das 8h30 às 12h, 13h30 às 18h e 19h30 às 22h, na Praça do Imigrante. Organizados pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, os eventos fazem parte das comemorações dos 85 anos de emancipação da cidade. Outras personalidades que passaram pelas aulas temáticas foram o fotógrafo e jornalista Alceu Feijó, o escritor Henrique Schneider e a professora e escritora Liene Martins Schütz.