Comunidade entrega suas demandas na posse do OP

Um novo passo para que os pedidos da comunidade sejam inseridos diretamente no plano de investimentos de Novo Hamburgo. Assim pode ser considerada a cerimônia de posse dos delegados e conselheiros do Orçamento Participativo (OP), ciclo 2014/2015, que ocorreu na noite de terça-feira, dia 24 de setembro, no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry. O evento, além de oficializar os novos representantes, também serviu para a entrega oficial à Prefeitura das demandas eleitas nas Assembleias Regionais do OP, que serão inseridas no Orçamento Municipal e passarão a ser acompanhadas pelos mesmos delegados e conselheiros. Em clima festivo, a atividade teve a participação especial da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), que interpretou músicas clássicas em um pocket show. A organização do OP é da Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG). Ao todo 166 delegados e 24 conselheiros foram empossados.
O prefeito Luis Lauermann saudou os representantes das 12 regiões do Município e destacou as conquistas da comunidade com a ferramenta de participação. “Já construímos juntos, inúmeras obras e com a indicação de vocês continuaremos este trabalho”, apontou. Lauermann também lembrou que na próxima sexta-feira, dia 26 de setembro, a Prefeitura vai inaugurar a décima nova Escola de Educação Infantil no Município, além de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). “Tudo isso tem a contribuição de vocês, e todos estão de parabéns pelo empenho e dedicação”, ressaltou.
Antes do momento que oficializou a posse dos delegados e conselheiros, o titular da SGG, Fufa Azevedo, fez questão de apontar a importância do envolvimento e da participação da comunidade no OP. Resgatando o histórico de implantação da ferramenta, ele lembrou que já são 40 obras concluídas que foram apontadas pelo OP. “Vocês estão aqui hoje porque decidiram se envolver e participar diretamente da construção da cidade, decidiram lutar pelas coisas que são importantes para a sociedade. E por isso, todos vocês estão de parabéns”, destacou.
Pedidos das assembleias são entregues
Depois da posse, representantes das 12 regiões do Orçamento Participativo (OP) foram chamados para a entrega oficial das demandas votadas nas Assembleias Regionais do ciclo 2014/2015 ao secretário Fufa Azevedo. Nesse momento, o conselheiro da Região 12 João Reni Luiz dos Santos, 47, e o delegado da Região 10, Dir de Paulo Ferreira, 48, entregaram o documento em mãos. “Essa é uma nova experiência. Muita gente não se envolve e eu decidi me envolver. Estou gostando do OP e presenciando uma grande organização”, descreveu Dir, que participa pela primeira vez do processo. Já Santos ressaltou que está participando pela quinta vez do OP. “É uma ferramenta que dá poder para as pessoas e se usarmos do jeito certo vamos agregar ainda mais pessoas”, completou. Após a cerimônia ocorreu uma atividade de integração entre os participantes. O vereador Gilberto Koch e o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, também participaram do evento.