A informática está mais perto de 280 hamburguenses

.
Publicada em 28/07/2014 - Atualizada em 17/02/2025
São 280 matriculados, divididos em 14 turmas. As aulas vão até a primeira quinzena de dezembro. - Foto: Ivan Lauffer

Com o objetivo de aproximar os cidadãos da tecnologia, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou mais um ciclo de turmas do curso de Informática Básica. As aulas começaram na segunda-feira, dia 28 de julho, no Telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz, localizado no Calçadão Osvaldo Cruz. “Acreditamos que este é um processo de aprendizado e construção da cidadania”, destaca o diretor de Inclusão Digital, Guilherme Zimmermann.

Serão aulas semanais, voltadas para pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o universo digital. Neste período, os alunos aprenderão desde a estrutura que compõe um computador até a navegação na internet, além da criação e edição de documentos. “Nós buscamos um ambiente descontraído e uma boa dinâmica. O objetivo é o aprendizado básico desde o início”, explicou o professor Jonathan Celiste. A Prefeitura também disponibiliza apostilas didáticas e de exercícios. As aulas vão até a primeira quinzena de dezembro.

A gratuidade e a dedicação dos professores estão entre os principais motivos para que as pessoas procurem o curso. Na maioria das vezes, filhos e netos não têm tempo para ajudar os pais ou avós com os computadores. Por indicação de uma amiga que já fez o curso, a aposentada Ivoni Teresinha Bickel, 58, se matriculou para receber as aulas. “É uma ótima oportunidade para se atualizar. Minha filha disse que, se eu quisesse aprender, deveria procurar pelo curso”, comentou.

As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas pelo telefone 3594-9958, pelo portal caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br, pelo e-mail telecentros@novohamburgo.rs.gov.br ou nos Telecentros Comunitários do Município.

Horário das aulas:

De segunda a quinta-feira, das 9h às 11h, das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h.

Sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30.