Lomba Grande recebeu assembleia do Orçamento Participativo

Publicada em 05/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Participando pela primeira vez de uma reunião do Orçamento Participativo, a empresária Solange Zanetti, 51 anos, estava feliz com a oportunidade - Foto: Marcella Trindade
Com o objetivo de promover a participação direta da comunidade nos investimentos da cidade, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), promoveu no sábado, 3 de agosto, mais uma assembleia regional do Orçamento Participativo (OP). O evento, que contou com a participação de 315 credenciados, aconteceu na Comunidade Católica São José, na Região 10, em Lomba Grande.

O prefeito Luis Lauermann ressaltou a importância da união do poder público com a comunidade, para que cada vez mais, as conquistas e obras sejam dos hamburguenses para os hamburguenses. “Estamos aqui junto com vocês para construirmos um processo de democracia e oportunidade de participação direta da comunidade. O mais importante é continuarmos juntos na busca por recursos para o nosso Município, junto com os governos Estadual e Federal”, argumentou Lauermann.

Para o secretário da SGG, Fufa Azevedo, as assembleias do OP estão se fortalecendo a cada dia. “O Orçamento Participativo é isso, poder vir aqui, trabalharmos juntos. É um momento de construção de um futuro onde as pessoas podem participar e fazer a diferença. Ao final da reunião, todos saem ganhando, pois uma obra pública é feita para toda a comunidade”, ressaltou.

Comunidade presente

Participando pela primeira vez de uma reunião do Orçamento Participativo, a empresária Solange Zanetti, 51 anos, estava feliz com a oportunidade. “Esta é a primeira vez que viemos e estou ansiosa. Espero que nossa demanda seja votada. Nos organizamos em um grande grupo. Esta reunião é uma maneira democrática de expor as nossas necessidades”, falou.

Além dos 315 credenciados que votaram e escolheram as demandas gerais e locais para a cidade e região, foram escolhidos 32 delegados, que a partir de agora, passam a acompanhar as demandas escolhidas junto da Prefeitura.

Resultados:

Demandas Gerais:

1º Lugar: Saúde – Instalação de Centro de Imagem (para exames de imagem como ultrassons, raio x, tomografia, entre outros).

2º Lugar: Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal.

3º Lugar: Saneamento e Meio Ambiente – Instalação da Usina de Compostagem.

Demandas Locais:

1º Lugar: Pavimentação e Vias Urbanas – Pavimentação da estrada Carlos Arthur Scherer com o entroncamento da Estrada Winter

2º Lugar: Desenvolvimento Social – Restauração da Casa da Lomba

3º Lugar: Saneamento e Meio Ambiente – Saneamento na área central de Lomba Grande.

Próximas reuniões

Na terça-feira, 6 de agosto, é a vez da comunidade da Região 1, que contempla o bairro Canudos Leste, receber a Assembleia do OP. A reunião acontece na Casa de Cultura e Cidadania (Rua Bruno Werner Storck, 168, Canudos), a partir das 19 horas. E na quinta-feira, 8, a região 3 será contemplada. A comunidade do bairro Rondônia poderá votar suas demandas, a partir das 19 horas, no Ginásio da Associação da Brigada Militar (Rua Dr. Karl Wilhelm Schinke esquina com Rua Germano Fehse, Rondônia). A agenda completa das reuniões pode ser conferida no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.