Prefeita realiza missão a convite do BID para Medellín e Washington

Prefeita realiza missão a convite do BID para Medellín e Washington

Publicado em 13/09/2018 - Editado em 14/09/2018
Crédito
Arte/PMNH

Em reconhecimento pelo esforço e pela evolução da execução do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PMDI) em Novo Hamburgo, a prefeita Fátima Daudt foi convidada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para participar, com as despesas totalmente custeadas pelo BID, da Reunião Anual dos Prefeitos da América Latina e do Seminário “Cidades Inclusivas – Aprendendo com Medellín”, que ocorre entre os dias 17 e 19 de setembro, na cidade de Medellín, na Colômbia.

O convite é o segundo feito pelo Banco depois que a prefeita assumiu a administração municipal e consolida a posição da gestão no cenário internacional. “O convite é a validação que estamos traçando um caminho de desenvolvimento e inovação para o futuro do município de Novo Hamburgo”, comenta Fátima. Na bagagem, a prefeita leva a experiência de resgatar recursos captados junto ao Banco que estavam perdidos e de colocar em prática o PMDI.

O evento em solo colombiano terá três eixos que serão abordados ao longo dos três dias: Segurança Urbana, Inclusão Social e Sustentabilidade, Resiliência e Mobilidade.

O encontro também promoverá a oportunidade dos gestores conhecerem as melhores práticas de eficiência e eficácia em gestão pública adotadas em cidades referências em recuperação urbana, como Medellín.

Em paralelo à Reunião e o Seminário, a prefeita foi convidada como debatedora sobre o papel da mulher na administração de cidades, contando sobre a experiência e a vivência da participação feminina na gestão local, os desafios, oportunidades e ferramentas para construir, dentro da Rede de Cidades do BID, o fortalecimento da mulher nas políticas públicas urbanas.

Rumo a Washington

Depois da estada na Colômbia, a prefeita ruma para Washington, nos Estados Unidos, também a convite e acompanhada pela comitiva do BID, para participar de treinamento sobre novos modelos para inovação urbana. “Esta segunda etapa da viagem abrirá a possibilidade de Novo Hamburgo se tornar Cidade Laboratório para a implantação de estratégias de inovação urbana”, explica Paraskevi Bessa-Rodrigues, que acompanhará a prefeita durante a viagem.

A missão para Washington e Medellín da prefeita Fátima Daudt e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, serão custeadas totalmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e não faz parte dos recursos do empréstimo.