Prefeitura inicia nova turma do projeto Hora do Idoso
O computador e a internet estão mais próximos de 20 idosos hamburguenses que iniciaram na tarde de terça-feira, dia 9 de julho, em mais uma Hora do Idoso, curso de informática para a terceira idade promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID). As aulas acontecerão semanalmente no Telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz, que fica no Calçadão Osvaldo Cruz, 112, no Centro. Para participar das próximas edições, é preciso fazer inscrição pelo endereço www.caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br ou pelo telefone 156 e pedir pela Diretoria de Inclusão Digital.
Ao todo, serão 15 encontros em que os alunos aprenderão noções básicas de informática como ligar o computador, usar o mouse e acessar a internet. As aulas são orientadas pelo professor Jonathan Celiste. Para muitos, este é o primeiro contato com o equipamento e, por isso, a Hora do Idoso é uma forma de aproximá-los da tecnologia e dos recursos que ela oferece. “Nosso desafio é promover a inclusão digital e também humanizar estes espaços públicos como os 17 Telecentros que temos na cidade”, garantiu o diretor de Inclusão Digital da SETID, Guilherme Zimmermann.
Aos 60 anos, a professora Ana Maria Ribeiro, moradora do Centro, decidiu participar do curso para aprender mais sobre o uso de computadores. Como nem sempre as pessoas da família têm tempo – e paciência – para explicar, ela encontrou nas aulas no Telecentro a maneira ideal para aprender. “Estou aqui para quebrar barreiras e aprender, assim vamos perder o medo de não saber usar o computador”, disse. O projeto já formou mais de 15 turmas e pelo menos outras cinco estão em andamento. De acordo com Zimmermann, em breve a SETID promoverá cursos de informática básica para pessoas a partir dos 17 anos de idade.