Roselândia recebeu a terceira assembleia do OP

Publicada em 10/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Secretário Geral de Governo, Fufa Azevedo, destacou que a comunidade só tem a ganhar com o Orçamento Participativo - Foto: Luís Francisco Caselani
A terceira assembleia do Orçamento Participativo (OP) atendeu na noite de terça-feira, 9 de julho, a Região 11 de Novo Hamburgo. Moradores do bairro Roselândia se reuniram no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recanto Gaúcho para definir as demandas prioritárias para sua comunidade. Ao todo, 230 pessoas compareceram e deixaram seus votos. Para o secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Fufa Azevedo, esse processo representa o povo escolhendo onde investir seu próprio dinheiro. “O OP é a reafirmação da democracia, é um direito que deve ser exercido por cada cidadão”, comentou.

O vice-prefeito Roque Serpa, morador do bairro Roselândia há 25 anos, destacou as obras que foram trazidas recentemente para a região e parabenizou a comunidade pela participação. “Estamos construindo uma escola de Educação Infantil, temos outras intervenções em andamento, mas é sempre importante que os moradores ajudem a escolher suas necessidades. Essa é a sociedade governando junto”, salientou. A comunidade que compareceu pôde votar em três demandas gerais, para todo o Município, e três locais, além de escolherem os delegados que irão representá-los em reuniões posteriores.

O secretário Fufa Azevedo ressaltou que no OP ninguém perde. “As pessoas defendem suas demandas, mas não têm por que ficarem tristes caso elas não forem escolhidas. No OP, quem perde ganha igual, pois as demandas eleitas são vitórias para toda a comunidade”, concluiu. A dona-de-casa Idersilia Morais, 29 anos, fez questão de participar da assembleia. “É importante estarmos presentes nesse momento para trazermos recursos para o nosso bairro. Essa é uma oportunidades para escolhermos o que será realmente bom para nós”, pontuou.

A próxima assembleia do Orçamento Participativo está marcada para as 14 horas de sábado, 13 de julho, e atenderá a Região 7, que envolve Diehl, Kephas e Redentora. O encontro será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, na Rua da Conquista, 411, no bairro Diehl.

Resultados da assembleia da Região 11

Demandas Gerais:

- 1º lugar: Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal

- 2º lugar: Saúde – Instalação de Centro de Imagem (para exames de imagem como ultrassom, radiografia, tomografia, entre outros)

- 3º lugar: Saneamento e Meio Ambiente – Instalação de Usina de Compostagem

Demandas Locais:

- 1º lugar: Educação – Bloco com quatro salas de aula para a EMEF Maria Quitéria

- 2º lugar: Esporte e Lazer – Construção da Arena Roselândia

- 3º lugar: Cultura – Instalação de um ponto de cultura no CTG Recanto Gaúcho