Tecnologia está cada vez mais perto dos hamburguenses
Perder o medo de usar o computador é o primeiro passo para os 20 alunos que iniciaram no sábado, dia 27 de julho, a oficina de Informática Básica promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID). Os encontros são semanais e acontecerão sempre no Telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz, que fica no Calçadão Osvaldo Cruz, 112, no Centro.
Inspirado no projeto Hora do Idoso, que já aproximou mais de 200 hamburguenses da tecnologia, a oficina de Informática Básica é destinada a pessoas com mais de 16 anos e que tenham interesse em aprender a usar o computador. Serão 15 aulas ministradas pelo instrutor Jonathan Celiste em que serão abordados temas como ligar o computador, navegar na internet, utilizar e-mails e redes sociais, fazer pesquisas e edição de textos. Todos os alunos ganham apostilas.
Na aula inaugural da oficina, o diretor de Inclusão Digital da SETID, Guilherme Zimmermann, ressaltou outras ações desenvolvidas pela Prefeitura para facilitar o acesso da comunidade às tecnologias. “Além dos cursos como estes, temos os Telecentros em diversos bairros da cidades que podem e devem ser utilizados pela comunidade”, disse.
Mesmo tendo computador em casa, Denice Nunes, 42 anos, ainda não sabe utilizar o equipamento. Moradora do Centro de Novo Hamburgo, ela se inscreveu na oficina de Informática Básica em busca de qualificação. “É uma exigência do mercado de trabalho, por isso, resolvi me inscrever e aprender a utilizar o computador. Também é importante para pesquisas”, argumentou.
Cada edição da oficina terá 20 alunos e, conforme forem realizadas novas inscrições, serão organizados mais grupos. Para participar, é preciso preencher o cadastro no endereço caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br ou entrar em contato pelo telefone 156 e pedir pela Diretoria de Inclusão Digital.