Cartão do SUS

Cartão do SUS

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.

 

O que é? Qual importância?

É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

 

Como solicitar?

Se você é morador de Novo Hamburgo, dirija-se à Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Centro Administrativo Leopoldo Petry  no endereço Guia Lopes, 4201 - Bairro: Canudos - 1º andar.

Horário: 9h às 17h - Não fecha ao meio-dia.

Se você não é morador de Novo Hamburgo, informe-se no seu município de residência.

 

Qual a documentação apresentar?

É necessário apresentar:

  • RG (Carteira de Identidade);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento (Caso não possua Carteira de Identidade ou de Trabalho) e
  • Comprovante de Residência do município de Novo Hamburgo (água, luz, telefone fixo, contrato de aluguel ou compra e venda).

 *Não serão aceitos boletos de cartão de crédito, outras faturas ou correspondências.

 

Se o comprovante de residência NÃO estiver em meu nome? 

O Comprovante de Residência deve vir assinado pelo titular da conta declarando que você mora no local e a cópia da identidade do mesmo.

 

Acesse: 

Direito dos Usuários de Saúde