Saúde da Criança e do Adolescente

Política da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo – amparada nos eixos da Política de atenção integral à saúde da Criança do Ministério da Saúde (PNAISC), trabalhamos com atenção voltada à criação de fluxos, referências e linhas de cuidado no Município (puericultura na atenção básica, atendimento em níveis de média e alta complexidade, rede cegonha, linha de cuidado da atenção à criança e ao adolescente vítima de violência, linha de cuidado da criança com deficiência). Através dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Amigos do bebê em articulação com a rede intersetorial procuramos fortalecer a atenção à primeira infância em situação de maior vulnerabilidade em saúde.

O Comitê de Mortalidade Materno Infantil composto pro representações de diferentes segmentos de atenção à saúde da gestante, parturiente e da criança possui um papel importante na articulação da rede de atenção materno infantil para evitação, prevenção e diminuição da mortalidade infantil.

 

A ênfase da saúde do adolescente é desenvolvida com base na Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes1 que reúne diretrizes do Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde de adolescentes, desde o acesso na rede atenção básica de saúde, o acolhimento, encaminhamentos de acordo com as necessidades e a construção do plano de tratamento singular. A implementação da agenda se dá em três tópicos: Organização de Serviços, Crescimento e Desenvolvimento, Saúde Sexual e Reprodutiva. Salientamos os cuidados que envolve vacinação, gravidez na adolescência, Educação sexual.

O Plano Operativo Local (POL) e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a Lei em Regime de Internação e Internação Provisória (PNAISARI), faz parte das ações da SMS/NH dando providências de atenção integral de saúde de adolescentes em situação de maior vulnerabilidade e conflito com a lei, de forma integrada com as ações baseadas na Agenda Proteger e Cuidar.

1Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica.pdf